quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sinopses de filmes - Deficiência

DEFICIÊNCIA FÍSICA!

Título: De Porta em Porta/ Door to Door
Gênero: Drama
País/Ano:Estados Unidos/ 2002
Duração: 91 min.
Sinopse: Bill Porter vê poucas perspectivas em seu trabalho como vendedor. Por essa razão, ele se oferece para trabalhar em um território difícil que todos rejeitam. Afinal, o que é um mero território difícil para Bill, portador de paralisia cerabral? William H. Macy é Bill, que com um corpo, mas não um espírito deficiente, faz uma vitoriosa carreira como vendedor de porta em porta - causando grande impacto nas vidas de seus clientes.


Título: O Homem Elefante/The Elephant Man
Direção: David Lynch
Gênero:Drama
País/Ano: Estados Unidos e Reino Unido/1980
Duração: 124 minutos
Sinopse: John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um “esquisito”, mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.


Título: Fantasma da Ópera/The Phantom of the Opera
Direção: Joel Schumacher
País/Ano: Estados Unidos/Inglaterra/2004Duração: 143 minutos
Sinopse: Após La Carlotta desistir de uma ópera no dia da estréia, a jovem Christine Daae tem a chance da sua vida ao assumir seu lugar. O que ninguém desconfia é que, por trás de todo o sucesso, ela tem um misterioso tutor - o fantasma da ópera.


Título: Sempre Amigos/ The Mighty
Direção:Peter Chelsom
Gênero:Drama
País/Ano: EUA /1998/
Duração: 100 min.
Sinopse: Kevin (Kieran Culkin) é um garoto que sofre de uma doença degenerativa. Extremamente inteligente, mas isolado do convivio social por conta de seu problema, ele aprendeu a viver no mundo da imaginação. Max (Elden Henson) é outro menino rejeitado pelos colegas da mesma idade por conta de um problema de desenvolvimento: o cérebro não acompanha o corpo, fazendo com que ele repetisse de ano por vezes consecutivas. Quando esses dois jovens se encontram, uma bela amizade nasce.


Título: Gaby uma Historia Verdadeira/ Gaby - A True Story
Direção: Luis Mandoki
Gênero: Drama
País/Ano: EUA / 1989
Duração: 110 min
Sinopse: Apesar de inteligente e lúcida, Gaby Brimmer (Rachel Chagall) nasceu com problemas neurológicos que limitam drasticamente o controle sobre seu corpo. Sem jamais ter conseguido andar, falar ou mexer as mãos, Gaby torna-se famosa ao escrever um livro usando o pé esquerdo e uma máquina de escrever elétrica.

 

Título: Meu pé esquerdo/My Left Foot
Direção: Jim Sheridan
Gênero:Drama
País/Ano:Irlanda/ 1989
Duração: 103 minutos
Sinopse: Drama real da vida de Christy Brown, um garoto irlandês nascido com paralisia cerebral cuja única parte do corpo que podia controlar com precisão era o seu pé esquerdo. O filme relata a infância e a juventude do homem brilhante que se tornou um escritor, poeta e pintor de sucesso apesar das suas limitações motoras e das suas origens humildes.

 

 
Título: Johnny vai à guerra/ Johnny Got His Gun
Direção: Dalton Trumbo
Gênero:Drama
País/Ano:Estados Unidos/1971
Duração: 106 min.
Sinopse: Johnny Vai à Guerra é um monumento cinematográfico erigido contra todas a guerras: do passado, do presente e do futuro. Afinal, Trumbo criou a figura do soldado sem nome como uma metáfora de todos os homens que perderam a vida na guerra. Filme poético e chocante é narrado em dois níveis, com o preto e branco e o colorido separando a vida e a agonia de um soldado reduzido a um torso em combate durante a 1ª Guerra Mundial. Por meio de um monólogo interior, somos testemunhas do que foi a vida do jovem soldado e acompanhamos o que restou do seu corpo numa sala escura de hospital. 

 

Título:O Despertar para a vida/ The Waterdance
Gênero: Drama
País/Ano: Estados Unidos/ 1991
Duração: 106 min.
Sinopse: Um jovem escritor (Eric Stoltz, de Vem Dormir Comigo), um motociclista rebelde e racista (William Forsythe, de Era uma Vez na América) e um alcoólatra negro (Wesley Snipes, de Blade 2) acabam-se encontrando em uma enfermaria. Paralíticos, descobrem que os preconceitos e vícios devem ser superados para recomeçar a vida. Aos poucos, trocam experiências e surge uma forte amizade entre eles. Porém, as visitas da amante do escritor (Helen Hunt, Oscar de Atriz por Melhor é Impossível) começam a estabelecer um clima de tensão. 

Título: Amargo regresso/Coming Home
Direção: Hal Ashby
Gênero:Drama/Guerra
País/Ano: Estados Unidos/1978
Duração: 126 minutos
Sinopse: Bob Hyde (Bruce Dern) faz parte do exército americano que vai à guerra do Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua esposa, é um enfermeira que trabalha em um hospital de veteranos. A situação para Sally piora quando seu marido descobre que ela está envolvida com Luke Martin (Jon Voight), ums soldado paraplégico.


 
Título: Carne trêmula/Carne trémula
Direção: Pedro Almodóvar
Gênero:Drama/Romance
País/Ano:Espanha/França /1997
Duração: 103 minutos
Sinopse: Vida de um entregador de pizza muda totalmente quando ele se apaixona por uma mulher, que acaba ficando com outro. Desesperado, ele acaba atirando no homem, aleijando-o, e vai preso. Quando sai da cadeia, uma rede de emoções volta à tona com vidas marcadas pelo passado.



Título:
Uma janela para o céu/ The Other Side of the Mountain
Direção: Larry Peerce
Gênero:Drama
País/Ano: EUA/ 1975
Duração: 103 min.
Sinopse: Baseado na história real de Jill Kinmont, trata-se de história passada em 1955, quando a jovem Jill, então com 18 anos de idade, revela-se um enorme talento para o esqui e aposta certa para vencer os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece uma fatalidade: Jill por pouco não perde a vida após uma queda brutal na neve, mas fica paralisada do pescoço para baixo. Ainda que esteja impedida de praticar esportes para sempre, Jill agora tem uma outra batalha: viver e conviver com sua deficiência. Para isso ela vai contar com a ajuda de amigos, dos pais e parentes.


Título: O óleo de Lorenzo/ Lorenzos Oil
Direção: George Miller,
Gênero: Drama
País/Ano: Estados Unidos/ 1992
Duração: 129 min.
Sinopse: A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone (Note e Sarandon). A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional.


Título: Nascido em 4 de Julho/Born on the Fourth of July
Direção: Oliver Stone
Gênero:Drama/Guerra
País/Ano:Estados Unidos/1989
Duração: 145 minutos
Sinopse: Após ficar paraplégico na Guerra do Vietnã, o idealista Ron Kovic (Tom Cruise) retorna aos EUA como herói, mas logo se depara com a dura realidade que os deficientes físicos enfrentam em seu país. Agora ele quer lutar por seus direitos vergonhosamente renegados por aqueles que tanto admirava.



Título:
Feliz ano velho
Direção: Roberto Gervitz
Gênero: Drama
País/Ano: Brasil/ 1987
Duração: 111 min
Sinopse: Baseado no livro (e na história real) do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama fala de Mário (Marcos Breda), um jovem estudante que dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago tornando-se tetraplégico. Preso à sua cadeira de rodas, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida

Sinopses de filmes - Deficiência visual

Título: O Milagre de Anne Sullivan/ The Miracle Worker
Direção: Arthur Penn
Gênero:Drama
País/Ano:EUA/ 1962
Duração: 107 minutos
Sinopse: O diretor Arthur Penn (Uma Rajada de Balas) leva às telas a luta de uma professora em ajudar uma garota surda, muda e cega a se adaptar às coisas ao seu redor.

 

 
Título: Desafio sem limites/ Good Luck
Direção: Richard LaBrie
Gênero:Drama
País/Ano: EUA/ 1996
Sinopse: Jogador de futebol americano, Ole é um sucesso nos campos e também com as mulheres. Mas um trágico acidente durante uma partida o deixou cego para sempre. Inconformado com sua nova condição, ele se transforma num homem amargo e problemático. E acaba indo para cadeia por causa das confusões que arruma. Lá encontra o dentista Lemley, que vive preso a uma cadeira de rodas. Juntos, vão descobrir muitas coisas sobre si mesmos.

 

Título: À primeira vista/ At First Sight
Direção: Irwin Winkler
Gênero: Romance
País/Ano:Estados Unidos/1999
Duração: 126 min.
Sinopse: Virgil Adamson (Kilmer), cego desde criança, trabalha como massagista em um spa quando conhece e se apaixona por Amy Benic (Sorvino), uma arquiteta estressada e ambiciosa. Certa de que o mundo limitado de Virgil melhoraria muito com uma operação para restaurar sua visão, Amy acaba percebendo que a recém-adquirida visão de Virgil coloca ambas suas vidas sob uma nova perspectiva.

 

Título: Dançando no escuro/ Dancer in the Dark
Direção: Lars von Trier
Gênero: Drama
País/Ano: Dinamarca, França, Suécia/ 2000
Duração: 141 min.
Sinopse: A cantora Björk está impressionante como Selma, uma imigrante que trabalha numa fábrica no interior dos Estados Unidos. Vítima de uma doença hereditária, ela está perdendo a visão e, para evitar que o filho tenha o mesmo destino, economiza todo o seu dinheiro para operá-lo. Apaixonada pelos musicais de Hollywood, Selma mistura realidade e fantasia. Porém, a sua vida muda radicalmente quando é acusada injustamente de um crime. Além da excelente trilha sonora de Björk, Dançando no Escuro tem as participações da grande Catherine Deneuve e do lendário Joel Grey (Cabaré).

 

 
Título: A Sinfonia Pastoral/La symphonie pastorale
Direção: Jean Delannoy
Gênero: Drama
País/Ano: França/ 1946
Duração: 110 min.
Sinopse: Criança cega é criada por um pastor, ainda que contra a vontade de sua mulher. Já crescida, a menina tornou-se uma bela mulher, fez uma cirurgia e voltou a enxergar. Mas agora terá de lidar com uma situação delicada que envolve amor e ódio.

 

 
Título: Jennifer 8 - A próxima vítima/ Jennifer Eight
Direção: Bruce Robinson
Gênero:Suspense
País/Ano: EUA/ 1992
Duração: 124 min.
Sinopse: Policial investiga uma série de crimes, nos quais a única testemunha é uma garota cega e que também pode ser a próxima vítima. Fatalidade: policial e testemunha têm um caso de amor.

 

 
Título: Um clarão nas trevas/ Wait Until Dark
Direção:Terence Young
Gênero: Suspense
País/Ano:Estados Unidos/ 1967
Duração: 108 min.
Sinopse: São dois: Susy, que ficou cega recentemente e ainda está aprendendo a viver em um mundo escuro, e Roat, um assassino psicótico. Roat quer uma boneca recheada de heroína, que ele acredita estar com Susy, que por sua vez deseja apenas permanecer viva.

 

 
Título: Quando só o coração vê/A Patch of Blue
Direção: Guy Green
Gênero: Drama
País/Ano: Estados Unidos/ 1965 
Duração: 105 min.
Sinopse: Homem negro e experiente passeia pelo parque quando encontra uma jovem linda, branca e cega. Eles ficam amigos e passam a se encontrar todos os dias. Aos poucos eles vão se tornando cada vez mais íntimos, mas a mãe da moça está convencida de que qualquer homem se interessaria pela filha apenas por sexo. 

 

 
Título: Ray
Direção: Taylor Hackford
Gênero:Drama
País/Ano: EUA/2004
Duração: 152 minutos
Sinopse: Popular como um dos maiores cantores e compositores, Ray Charles foi um exemplo de sucesso. O filme irá mostrar a luta de Ray contra o racismo, drogas e problemas amorosos, seguindo sua vida desde o início nos subúrbios de Albany, Geórgia, até o sucesso alcançado na indústria musical.


 

Título:
O Sino de Anya/
Anya’s Bell
Direção: Tom McLoughlin
Gênero: Drama
País/Ano: EUA /1999
Sinopse: Emocionante história sobre uma mulher cega e um menino com dislexia. Eles encontrarão uma forma de ajudar-se mutuamente e se tornarão grandes amigos. Com Della Reese e Kelly Rowan. Uma mulher cega encontra em seu vizinho, um menino de 12 anos, a amizade e a ajuda que precisava para enfrentar a vida. Ganhador de dois prêmios “Young Artist Award”, como melhor filme família feito para televisão e melhor ator para o jovem Mason Gamble.


 

Título:
Castelos de gelo/ Ice Castles
Direção:Donald Wrye
Gênero: Drama
País/Ano:Estados Unidos/1978
Duração: 108 min.
Sinopse: Alexis “Lexie” Winston (Johnson) é uma bela adolescente que parece destinada à vitória na patinação artística nos Jogos Olímpicos. Encorajada por sua técnica Beulah (soberbamente interpretada por Colleen Dewhurst), Lexie esforça-se para ser a melhor. Seu pai (Tom Skerritt) tem seus receios, mas Lexie consegue ser classificada para as finais. Logo quando chega ao topo, Lexie sofre um horrível acidente. Com o amor e o apoio de seu namorado de infância, Nick Peterson (Benson), Lexie transforma seu infortúnio pessoal em uma vitória comovente. 

 

 
Título: Perfume de mulher/Scent of a Woman
Direção: Martin Brest
Gênero: Drama
País/Ano: Estados Unidos/1992
Duração: 157 minutos
Sinopse: Frank Slade (Al Pacino) é um tenente-coronel cego, que resolve viver um final de semana inesquecível antes de se suicidar. Ele contrata Charlie Simms (Chris O’Donnell) como acompanhante para sua viagem à Nova Iorque, onde começa a se preocupar com os problemas pessoais do rapaz. Oscar de Melhor Ator para Al Pacino.

 

 
Título: Além dos meus olhos/ Eye On The Sparrow
Gênero: Drama
País/Ano: /1988
Sinopse: Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais - e provar que são capazes de cuidar de alguém.


Sinopses de filmes - Deficiência Mental

Título: Corações em conflito/ Benny & Joon
Direção: Jeremiah S. Chechik
Gênero: Comédia Romântica
País/Ano: Estados Unidos/1993
Sinopse: Benny e Joon são irmãos. Benny é um mecânico e, como irmão mais velho, toma conta de Joon, que tem deficiência mental. Quando Benny perde uma aposta, ele tem que fazer um favor a um amigo e trazer o excêntrico Sam, um rapaz que vive imitando Charlie Chaplin e Buster Keaton, para a sua casa. Sam e Joon se apaixonam e, pela primeira vez, Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la, mas tendo que aceitar que ela pode (e quer) ter a sua própria vida.



Título:
Uma lição de amor/ I Am Sam
Direção: Jessie Nelson
Gênero: Drama
País/Ano: EUA/ 2001
Duração: 133 minutos
Sinopse: Ao ter a guarda de sua filha retirada, um homem com deficiência mental recebe a ajuda de uma advogada para provar que pode ser responsável por sua criação.



Título: Simples como Amar/ The Other Sister
Direção: Garry Marshall
Gênero: Drama
País/Ano: EUA/1999
Duração: 129 minutos
Sinopse: Uma garota com problemas mentais arranja um namorado. O relacionamento é desaprovado por sua mãe protetora, o que faz com que a garota queira cada vez mais liberdade em sua vida.

 

 
Título: O Oitavo Dia/Le Huitième jour
Direção: Jaco van Dormael
Gênero: Drama
País/Ano: Bélgica,França,Reino Unido/1996
Duração: 118 minutos
Sinopse: Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial quando encontram-se acidentalmente.


Sinopse de filmes - Deficiência auditiva

Título: Cop Land
Direção: James Mangold
Gênero: Policial
País/Ano: EUA/ 1997
Duração: 105 minutos
Sinopse: Em virtude do seu modo gentil, um homem meio surdo (Sylvester Stallone) que nunca conseguiu ser um policial em Nova York, foi eleito xerife de um pequeno vilarejo em Nova Jersey, onde moram vários policiais. É lá que o pacato guardião da lei vai tomando consciência da rede de corrupção e assassinato que envolve alguns dos mais sérios moradores da região.

 

Título: Tortura silenciosa/ Hear no Evil
Direção: Robert Greenwald
Gênero: Suspense
País/Ano: EUA/ 1993
Duração: 97 minutos
Sinopse: Uma professora de educação física surda (Maltin) não percebe quando um de seus alunos (McGinley) esconde uma moeda, rara e roubada, em sua bolsa. Logo depois, o rapaz morre na explosão de seu carro e um policial corrupto (Sheen), que sabia do roubo, começa a perseguí-la, tentando reaver a moeda. Desesperada, a professora pede a ajuda a um amigo (Sweeney) do aluno morto, que passa a protegê-la e decide denunciar o caso ao F.B.I.

 

Título: Querido Frankie/Dear Frankie
Direção: Shona Auerbach
Gênero:Drama
País/Ano: Reino Unido/ 2004
Duração: 105 minutos
Sinopse: Frankie é um menino surdo que vive mudando de casa com a mãe solteira, Lizzie,e a avó. Lizzie, na verdade, está fugindo do pai abusivo do garoto e inventou para o filho a imagem de um pai marinheiro, em eternas viagens em alto-mar. Circunstâncias, porém, forçam Lizzie a contratar um desconhecido para se fazer passar pela figura paterna.

 

 
Título: O filme surdo de Beethoven
Direção: Ana Torfs
País/Ano: Bélgica/1998
Duração: 86min
Sinopse: Revisão dos últimos anos da vida do compositor Ludwig van Beethoven a partir das anotações que parentes, amigos e conhecidos escreviam para ele em seus diálogos surdos. São perguntas, respostas e impressões deixadas ao compositor, que morreu em 1827. Sua saúde começou a ter rápida deterioração, em 1815, afetando seriamente sua audição. Como não conseguia mais ouvir, ele pedia às pessoas que “falassem” com ele por escrito.  Revela-se, assim, a intimidade de um músico que nos seus últimos anos de vida compôs a 9ª Sinfonia e a Missa Solemnis. Das quatro mil páginas de anotações, o filme traz conversas que podem parecer insignificantes, mas que ajudam a compreender o gênio do compositor.


 

Título:
O país dos surdos/ Le pays des sourds
Gênero: Documentário
País/Ano: França/ 1992
Duração: 95 min.
Sinopse: A que se assemelha o mundo para milhões de pessoas que, desde seu nascimento, vivem no silêncio? Com Jean-Claude, Claire, Florent, Abou, Marie-Hélène e alguns outros, Nicolas Philibert nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado pelos sistemas de comunicação específicos, onde tudo passa pelo olhar e pelo toque.

 

 
Título: O Piano/The Piano
Direção: Jane Campion
Gênero: Drama/Romance
País/Ano: Austrália, França, Nova Zelândia/ 1993
Duração: 121 minutos
Sinopse: Uma mulher que se recusa a falar sai da Escócia para as florestas da Nova Zelândia em um casamento arranjado, levando consigo sua filha e seu piano. As coisas acabam não sendo bem como ela imaginou, e sua vida passa a ser cada vez mais difícil.


 

Título:
Mr.Holland - Adorável professor/ Mr. Holland’s Opus
Direção: Stephen Herek
Gênero:Drama
País/Ano: EUA/1995
Duração: 143 min
Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

 

 
Título: A música e o silêncio/ Jenseits der Stille
Direção: Caroline Link
Gênero: Drama
País/Ano: Alemanha/ 1996
Duração: 109 min.
Sinopse: Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com os outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.

 

 
Título: Filhos do silêncio/ CHILDREN OF A LESSER GOD
Direção: Randa Haines
Gênero: Drama
País/Ano: 1986
Duração: 119 minutos
Sinopse: Um dos filmes mais aclamados pela crítica na década de 80, Filhos do Silêncio recebeu quatro indicações para o Oscar da Academia e ganhou o de Melhor Atriz para Marlee Matlin. Baseado no sucesso da Broadway, conta a história de amor de John Leeds (William Hurt), um professor de deficientes idealista e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Marlee Matlin). No início, Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo, o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário