quinta-feira, 6 de junho de 2013

TRÊS CORAÇÕES – MG “CIDADE SEM ESPAÇO (A PROVA)”




Certa vez, eu lhes escrevi sobre minha cidade (Três Corações) sobre suas condições péssimas de acessibilidade (ver TRÊS CORAÇÕES – MG, CIDADE “SEM ESPAÇOS”). Hoje venho lhes mostrar uma pequena amostra de prova de como o desrespeito aos cidadãos deficientes de nossa cidade vem passando dia-a-dia.

            Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, ocorreu o 1º Festival de Balonismo de Três Corações, e como eu nunca vi esse evento antes, nem na minha cidade nem em outra qualquer fui dar uma “verificada” na beleza dos balões sobrevoando pelo céu azul de nossa cidade.

            Confesso que, na minha opinião, foi um dos maiores espetáculos que Três Corações já teve, pois era lindo de ver os 9 balões sobrevoando sobre o céu que durante esses dias estava irradiante e lindo, ajudando ainda mais nesse espetáculo. Todos os que viram adoraram.

            Mas infelizmente, nem todo é mar de rosas. Quando chegamos lá (eu, minha mãe, meu irmão, que nos levou com seu carro, e minha cunhada), tivemos uma “MA – RA – VI – LHO – AS” surpresa. Ao chegar lá só havia uma vaga para deficientes físicos. Como é de se esperar, estacionamos por lá, deixando à mostra a credencial para que pessoas portadoras de algum tipo de deficiência possam estacionar por lá LEGALMENTE. Quando já íamos descer do carro me para um guarda de transito que estava por lá dizendo que não poderíamos estacionar ali. COMO NÃO? Essa vaga é de deficiente e eu sou, ainda por cima tenho a credencial que me permite parar por ali. Ouvimos uma bela resposta: “vocês podem sim estacionar ali, porém, só para descer o garoto (que sou eu) do carro e depois procurar outra vaga por que ESTA VAGA É ROTATIVA.” Meu caro, existe vagas para deficientes rotativas? E outra: se fosse um deficiente que parasse ali e ele próprio estivesse dirigindo, o que ele iria fazer? Na certa ele estacionaria ali, desceria do carro e DIRIA AO CARRO: “carro eu to descendo de você por que essa vaga aqui é rotativa, será que dava pra você ir SOZINHO procurar um lugar pra ficar?”

            Contrariado, eu desci do carro e meu irmão foi procurar uma outra vaga para estacionar e fomos curtir o espetáculo do balonismo, que como já disse, foi um show.

            Depois que tudo terminou, resolvemos ir embora, e combinamos de eu, minha mãe, minha cunhada, ficarmos esperando perto da vaga de deficiente enquanto meu irmão iria pegar o carro pra gente ir embora. E ao chegarmos lá, nos deparamos com uma falta de respeito, que pra mim foi como se brincássemos com a nossa cara.

            Quando chegamos por lá, havia 2 MOTOS ESTACIONADAS BEM EM CIMA DA VAGA DE DEFICIENTES. Fomos falar com o guarda de transito QUE ESTÁ ALI PARA CUMPRIR A LEI, ELE NOS TEVE A CAPACIDADE DE DIZER QUE ELES NÃO PODIAM FAZER NADA, QUE COMO TEM MUITA GENTE FICA IMPOSSÍVEL DAR CONTA DE TUDO. Mas pêra ae! Não foram eles que nos barraram quando chegamos e disseram que aquela vaga era ROTATIVA? Se eles nos barraram por ocupar uma vaga que é DIREITO meu, porque não fizeram o mesmo com os motoqueiros? Veja a foto a baixo que bela obra de arte.










A foto acima mostra eu e minha mãe, e o desrespeito de quem está ali para cumprir a lei, mas que de lei não entendem NADA.

            Quando fomos falar com o guarda ele nos disse que não era pra gente se preocupar que esses motoqueiros iriam sofrer no bolso quando a multa chegasse, mas o próprio guarda não fez nada. Daí eu indaguei ele: ”faz alguma coisa então!” E sabe o que ele fez? Anotou num pedaço de papel o número das placas das motos e disse que iria falar com a polícia sobre o ocorrido? Será que falou mesmo? Eu tenho lá minhas dúvidas...

            Passados uns 5 minutos, o pai de um garoto que também é deficiente veio pra perto de nós e disse-nos que o mesmo havia ocorrido com eles. Que vergonha hein Três Corações?

 

Isso tudo ocorreu num sábado (dia 1 de junho).



Já ia me esquecendo. Antes de irmos me aparece mais um motoqueiro que estaciona na mesma vaga que por direito é nossa, dos deficientes. Quando fui falar com ele que ele estava estacionando numa vaga de deficientes, o caro cidadão me disse que era rápido que não ia demorar e me virou as costas. Vejam só.


Isso foi só no sábado, mal sabia eu que o sofrimento não se acabava por ali.

            Isso porque no dia 2 de junho (que deu num domingo), tivemos aqui o Pentecostes Diocesano, que nesse ano comemorava seus 25 anos e teve a presença do ilustríssimo Ironi Spuldaro, que obviamente fez com que enchesse o local (Parque Dondinho, o mesmo local onde houve o balonismo).

            Ao chegarmos lá, por volta das oito e pouco da manhã, fomos estacionar NA MESMA VAGA, e qual a surpresa? A mesma história, que não poderíamos permanecer ali, pois aquela vaga era ROTATIVA. Dá para acreditar? Incrível não? Essa é nossa cidade que não está preparada para os eventos esperados como a Copa do Mundo, isso porque é aqui que o Rei do Futebol nasceu.

            Dessa vez, diante de muita discussão meu irmão perguntou pro guarda que estava ali (OBSERVAÇÃO: era o mesmo do dia anterior), se estava escrito em alguma lei que vagas destinadas a deficientes eram rotativas em eventos grandes como aquele. O “guardinha” que sabe “TUDO” sobre lei, disse que estava escrito em lei isso, ai meu irmão chegou pra ele e disse: “não está escrito não, eu sei que não, pois sou estudante de DIREITO”. O guardinha então pegou e falou “já que você é estudante de direito e sabe dos seus direitos pode estacionar em qualquer lugar tem problema não!” vê se pode...

            Mas mesmo assim, outro guarda não deixou a gente parar por ali não e mandou meu irmão buscar outra vaga. Só depois que meu irmão estava quase chegando na outra vaga, e eu e minha cunhada discutindo com os guardas sobre a situação que um deles disse para o outro “ah quer saber de uma coisa, deixa eles estacionarem por ai mesmo nesta vaga que aí é bom que acaba esse ROLO PRO NOSSO LADO”. Não sei que rolo pois são eles que estão fazendo rolo e não cumprindo a lei.

            Tá aí minha gente, a prova de que Três Corações é uma cidade sem espaços.

 




3 comentários:

  1. Olá Maycon,
    Muito interessante seu blog, já o acompanho.
    Abraço,
    Renato

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maycon
    Muito importante o que você tem feito. Revoltante o caso do estacionamento. Como arquiteta e urbanista, me interesso em conhecer o ponto de vista dos cadeirantes, no caso específico da nossa cidade. Não so pelas dificuldades, que são muitas. Três Corações tem um problema de mobilidade, em geral, caótica. Sugestões e comentários, partindo de quem experimenta a cidade na cadeira, pode ajudar na conscientização. Também seriam interessantes comentários sobre as poucas melhorias.
    Um abraço,
    Keler Resende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI KELER TD BEM?
      ESTOU AKI PARA PASSAR MEU NUMERO DE CELULAR PARA VC SE PUDER ME LIGAR A GENTE PODE CONVERSAR MELHOR SOBRE ESSE ASSUNTO 035 88670474
      OBS: SE PUDER ME LIGUE AINDA ESTE FIM DE SEMANA TENHO UMAS NOVIDADES PARA TE DIZER!!!

      Excluir